quinta-feira, 15 de maio de 2014

Release da Feira

Cultura e arte “ganham” a rua
Feira de Artes da Vila Pompéia:
contagem regressiva

Evento badalado da Zona Oeste paulistana faz parte do calendário oficial de São Paulo e reúne 100 mil pessoas a cada edição. Nove palcos garantem programação variada com mais de 100 atrações musicais, desfiles, saraus e outras intervenções. 800 expositores, como artesãos, estilistas e profissionais da gastronomia, ocupam seis ruas da Pompéia dia 18 de maio

Dia 18 de maio, as ruas Ministro Ferreira Alves, Maringá, Tucuna, Caraibas, Padre Chico e Xerentes serão ocupadas pelas mais de 100 mil pessoas que todos os anos visitam a Feira de Artes da Vila Pompéia. O tradicional evento, organizado há 27 anos pelo Centro Cultural Pompéia, faz parte do calendário oficial de São Paulo e reúne cerca de 900 artistas entre músicos, atores, escritores, fotógrafos e artistas plásticos em cada edição.

Em um percurso de 2300 metros lineares, 800 expositores levam direto ao público final produtos que vão de roupas e acessórios descolados a peças de decoração com design. Um dos destaques da feira é a Rua da Literatura, onde são lançados livros e escritores conversam com os visitantes. Outra área concorrida é a Vila Infantil, que oferece oficinas, workshops e brincadeiras, todas acompanhadas por monitores. Mas o que promete ser uma atração à parte é o Espaço Boulevard, uma área gourmet com chefs da alta gastronomia levando às ruas, em seus Food Trucks personalizados, pratos elaborados a preços populares.

Como já é de costume, em torno de 50 ONGs participam do evento e ganham espaço pra divulgar suas ações. Entre elas, entidades de proteção dos animais, cooperativas de reciclagem, como a COOPERMITI, que terá um ponto de entrega voluntária para lixo eletrônico e outros. Também marca presença o Projeto Cine B, que populariza o cinema oferecendo sessões em locais públicos na periferia.

Do mundo para a Pompéia

Neste ano, a Feira de Artes da Vila Pompéia tem como tema "Volta ao Mundo em 11 horas - um passeio nas diversidades culturais" e traz como novidade um espaço dedicado às diversas nações, já em clima de Copa do Mundo. Além de conhecer um pouco da cultura de países como Alemanha, Bolívia, Indonésia e vários países da África, através de apresentações de música, dança e workshops, o público também poderá degustar pratos e adquirir souvenires típicos de cada região.

Programação

A música é o ponto alto da feira de Artes da Vila Pompéia. Vale lembrar que nesses 27 anos, nomes como Chico César, Zeca Baleiro, Luiz Carlini e Lobão, entre outros artistas de peso se apresentaram na Feira da Pompéia. Seis palcos principais garantem uma programação intensa, com mais de 100 bandas e grupos musicais de diversos estilos.

O palco Rock dispensa apresentações; o Boulevard é reservado ao blues, jazz, Bossa Nova e instrumental. O Raízes reúne as tradições brasileiras regionais como dança, choro e apresentações folclóricas; o Atitudes abre espaço para o pop brasileiro e a World Music. No vivências ocorrem apresentações de teatro, recitais e saraus e, finalmente, é no Mundo Tribal que as bandas do bairro fazem jus à fama da Pompéia de ser um efervescente celeiro de músicos. “O Tutti Frutti e Made In Brazil nasceram aqui na rua Caraíbas”, lembra o presidente do Centro Cultural Pompéia e fundador da feira, Cleber Falcão Carneiro Pessoa.

Serviço:

A 27ª edição da Feira de Artes da Vila Pompeia acontecerá no dia 18 de maio, a partir das 9h, no quadrilátero que compreende as ruas Tucuna, Caraibas, Padre Chico, Ministro Ferreira Alves, Xerentes e Maringá.

Centro Cultural Pompeia

O Centro Cultural Pompeia é responsável pela realização da fera de Artes da Vila Pompéia. Fundado em 1988, foi reconhecido como ONG em 1995 e até hoje é presidido por seu fundador, Cleber Falcão Carneiro Pessoa. O CCP organiza outras ações culturais já consagradas na região Oeste, como o ´Deu Jazz na Pompéia' e o ´Jingle Blues'. A missão do CCP é promover cultura, arte, música e interação humana.

Informações
Centro Cultural Pompéia

Imprensa
Guta Campos
Tel. 55 11 9.7571-7090 (Vivo)
55 11 9.6585-2916 (Claro)
55 11 9.8556-0496 (TIM)

Nenhum comentário: